A Engenharia Elétrica é uma profissão abrangente que está relacionada com várias áreas, associadas com a alta tecnologia. Áreas que estão ligadas a segmentos vitais para o desenvolvimento da sociedade,  que se baseiam fortemente em processos de inovação tecnológica e empreendedorismo. Essa abrangência representa maiores oportunidades de atuação profissional em um mundo cada vez mais competitivo, exigente e que busca por profissionais capazes de apresentar soluções eficazes nas várias dimensões da atividade de engenharia.

O Engenheiro Eletricista é o profissional que cuida da concepção, projeto, operação e administração de sistemas que envolvem a geração/transmissão/distribuição de energia elétrica, sistemas de potência e máquinas elétricas, telecomunicações, equipamentos, componentes e sistemas eletroeletrônicos.

A partir de 2017, o curso de Engenharia Elétrica, da Escola Politécnica da PUCPR, estará organizado em quatro eixos de formação, estruturado em um currículo moderno, flexível e atualizado, que vai ao encontro das necessidades do perfil profissional requerido pelo mercado. Inicialmente, com disciplinas predominantes do 1o. ao 7o. período, os estudantes cursam um Eixo Comum de disciplinas, que compreendem conteúdos clássicos de formação da Engenharia Elétrica, como: Circuitos Elétricos, Sistemas Digitais, Eletrônica Analógica, Sistemas de Controle, Programação de Computadores, entre outros. Após o Eixo Comum, os estudantes devem optar por uma das habilitações oferecidas: Telecomunicações, Eletrônica ou Sistemas de Potência e Energia.

O Eixo de Telecomunicações traz disciplinas associadas a Sistemas de Comunicação, Antenas e Rádio Enlaces, Sistemas Celulares, Sistemas Ópticos, Redes e Serviços de Telecomunicações, etc. O Eixo de Eletrônica trabalha com disciplinas associadas com a Microeletrônica, Sistemas Embarcados, Eletrônica de Potência, e outras. Já o Eixo de Sistemas de Potência e Energia compreende disciplinas da área de eletrotécnica, como Instalações Elétricas Industriais, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Acionamentos Elétricos, etc.