O cientista social é o profissional que procura entender como as sociedades se estruturam, se comportam e se desenvolvem. Ele analisa costumes, relações de trabalho, conflitos, movimentos populacionais e muitos outros fenômenos relacionados à cultura, política, história e economia. Os cientistas sociais também pesquisam hábitos de consumo das populações, sendo profissionais requisitados por diferentes empresas que buscam o entendimento das preferências e motivações de seus consumidores.

O licenciado em Ciências Sociais é o profissional apto a levar seus conhecimentos às salas de aula, auxiliando o processo de ampliação da cidadania, democracia e enfrentamento aos diversos tipos de desigualdades sociais e, formando cidadãos críticos e humanos.

O estudo de todas essas relações sociais complexas desperta seu interesse? O curso de Ciências Sociais da PUCPR forma profissionais com uma sólida base intelectual, que terão papel decisivo em discussões de temas pouco compreendidos, como é caso da globalização e seus impactos, da modernidade e pós-modernidade e das transformações do mundo em que vivemos.